Ter uma gestão empresarial de qualidade faz toda a diferença para quee o seu negócio escritório de advocacia – ou departamento jurídico – caminhe rumo ao sucesso. Essa é uma regra que vale para todos os nichos de mercado e que impulsionou fortemente que tem feito com que muitas empresas passassem a adotar o workflow.
O termo em inglês quer dizer fluxo de trabalho. Ele se refere a e é uma maneira do seu escritório organizar as atividades, além de trazer mais inteligência e competitividade à sua gestão.
Leia também: 5 práticas de segurança para o home office!
Afinal, quando falamos do gerenciamento de um escritório jurídico sabemos que não há tempo a perder com rotinas burocráticas. Por isso, mapear todos os processos que envolvem as equipes, da área administrativa até os advogados, garante que o trabalho seja realizado de maneira fluida e eficiente.
Automatizando o workflow
Podemos dizer que se trata de uma cadeia de tarefas, ou seja, são atividades que acontecem em sequência e são realizadas constantemente.
Só para exemplificar, quando um funcionário é contratado, é importante fazer uma integração para explicar como o escritório funciona, quais são as equipes e qual será o papel dele lá dentro. Todas essas etapas de inclusão do novo membro é o que definimos como workflow.
Também podemos usar como exemplo, uma situação rotineira que é o cadastro de um processo judicial que vai ser iniciado. Nesse caso, é necessário inserir no sistema as informações pessoais dos envolvidos, as provas cabíveis, assim como os documentos de representação.
Esses dados serão consultados por diversas pessoas da equipe e ao implantar um workflow, o desenvolvimento do trabalho ganha agilidade e o time consegue olhar de maneira mais estratégica para o objetivo final.
Leia também: Qual é a importância de estabelecer processos?
As vantagens de um workflow
São muitos os benefícios ao contar com um fluxo de trabalho automatizado, como:
- – Reduzir custos;
- – Garantir eficiência aos processos;
- – Melhorar a colaboração entre as equipes;
- – Proporcionar maior transparência quanto ao uso das informações;
- – Manter o escritório em melhoria contínua.
Assim sendo, para executar um sistema de workflow de qualidade é válido investir em uma plataforma que armazene os documentos e que permita estabelecer todo o fluxo de trabalho, como é o caso do CSP.
Plataforma CSP (Content Service Plataform)
Dentre tantas terminologias usadas quando falamos de gestão de informação corporativa, o conceito de CSP, ou Content Service Plataform, apesar de ainda ser pouco conhecido tem potencial para trazer muitos benefícios ao mercado jurídico, incluindo a automatização do seu workflow.
Trata-se de um software SaaS, baseado em nuvem que armazena, com segurança e consistência, todas as informações recolhidas conforme a utilização da ferramenta. E, se você já tem familiaridade com o Enterprise Content Management (ECM), pode até pensar que são a mesma coisa.
Entretanto, quando falamos de CSP, o foco está muito mais para o serviço prestado. De maneira que o direcionamento é lidar estrategicamente com os dados e documentos que surgem todos os dias.
A M4law oferece uma plataforma CSP em que, além de armazenar documentos, é possível estabelecer todo o workflow dentro do sistema.
Agora, nos conte, quais são as suas dúvidas para garantir um workflow eficiente e que destaque o seu escritório no mercado jurídico? Não deixe de entrar em contato com a nossa equipe para conhecer a M4law. Uma solução completa de estratégia, gestão e análise de dados desenhada para ser o seu grande parceiro na tomada de decisão e crescimento.